VOCÊ JA OUVIU FALAR SOBRE GAMOFOBIA? QUAIS OS IMPACTOS JURÍDICOS?
- composicaomultidis
- 2 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Vamos começar explicando o que é Gamofobia: É o medo irracional e persistente de casamento ou de assumir um compromisso sério, sendo considerado uma fobia, um transtorno psicológico, podendo ter implicações jurídicas, especialmente em contextos de relacionamentos e contratos matrimoniais.
A gamofobia pode afetar a capacidade de uma pessoa para consentir livremente a opção de se casar, capacidade esta, fundamental em nosso ordenamento jurídico. Em casos extremos, pode-se argumentar que a pessoa não estava em pleno uso de suas faculdades mentais ao consentir, o que poderia levar à anulação do casamento.
Mesmo estando casada, uma pessoa pode desenvolver ou continuar a ter esse medo, por diversas razoes, como por exemplo, expectativas sociais e culturais sobre o casamento que a levam ao medo de não atender as expectativas depositadas nesta relação. Algumas pessoas, também, podem sentir que o casamento limita a sua liberdade, a sua autonomia, gerando ansiedade, choros, tremores, crises de pânico.
A gamofobia pode impactar os direitos e deveres conjugais, a convivência e a coabitação, que são, em princípio, deveres do casamento.
A gamofobia, embora seja, principalmente, uma questão de saúde mental, pode ter várias implicações jurídicas. É importante que as pessoas afetadas por esse transtorno busquem não apenas ajuda psicológica, mas também orientação jurídica para garantir que seus direitos sejam protegidos e que possam tomar decisões informadas sobre seus relacionamentos e compromissos.






Comentários